A Quiropraxia

O cuidado com a sua coluna traz benefícios para toda a saúde.

A Quiropraxi é, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS, 2005) e a Associação de Quiropraxia da África do Sul, uma profissão da saúde que lida com o diagnóstico, tratamento e prevenção de doenças do sistema esquelético e dos efeitos destas desordens na saúde em geral. Há uma ênfase em técnicas manuais, incluindo o ajuste e/ou a manipulação articular, com um enfoque particular nas subluxações.

A subluxação ocorre quando os ossos da sua coluna vertebral se movem para fora do alinhamento, irritando, assim, os nervos que saem entre as vértebras. Isso, então, faz com que o sistema nervoso funcione mal. Quando isso ocorre, partes do seu corpo vão desempenhar menos de 100% das suas capacidades.

Quiropraxistas procuram corrigir subluxações por uma série de ajustes específicos para sua coluna. Ao corrigir estas subluxações, você está permitindo que o seu sistema nervoso volte a funcionar normalmente e, portanto, possibilitando que seu corpo possa se curar.

Educação

Quiropraxistas devem ter conhecimento especializado em anatomia, fisiologia, neurologia, ortopedia, radiologia, outros assuntos médicos e quiropraxia. Há 41 universidades em todo o mundo que oferecem uma qualificação na área, sendo no Brasil apenas o Centro Universitário Feevale e a Universidade Anhembi Morumbi fornecem o curso de nível universitário em Quiropraxia. O Dr. Jean Pierre Koenig estudou na prestigiada Universidade de Tecnologia de Durban, na África do Sul. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS, 2005), um quiropraxista qualificado deve ter assistido um mínimo de 4.200 horas de instruções em sala de aula, um mínimo de 1.000 horas de treinamento clínico supervisionado e deve ter concluído uma dissertação de mestrado.

Ao ser tratado com o uso de técnicas e habilidades de quiropraxia é essencial verificar as qualificações do seu médico para sua própria segurança e para a qualidade dos cuidados*. A OMS enfatiza ainda que os profissionais qualificados como fisioterapeutas só devem ser autorizadas a tratar pacientes com técnicas de quiropraxia, como manipulações da coluna vertebral e das extremidades, depois de completar um mínimo de 2.200 horas de aula e 1.000 horas de treinamento supervisionado clínico em um programa de Quiropraxia reconhecido. Para obter uma lista de programas de Quiropraxia reconhecidas clique aqui.

A profissão é regulamentada em mais de 40 países ao redor do mundo, incluindo, mas não se limitando, a Austrália, Canadá, Nova Zelândia, África do Sul, Reino Unido e Estados Unidos. No Brasil, há um projeto de lei atualmente no Congresso e no Senado que visa a regulamentação da profissão.

Artigos de interesse

AC MILAN SE BENEFICIA MUITO DA QUIROPRAXIA

O Clube de futebol italiano AC Milan utiliza a quiropraxia com os seus jogadores tanto nas lesões esportivas quando para um melhor desempenho esportivo. O Dr. Jean Pierre Meersseman lidera o MilanLab e criou um modelo excepcional de gestão da saúde, prevenção de lesões e melhoria no desempenho.

QUIROPRAXIA OU FISIOTERAPIA?

Os fisioterapeutas brasileiros, alegando que Quiropraxia é uma especialidade de Fisioterapia, tem completo desrespeito pelas normas mínimas de segurança e bem-estar do paciente, tal como recomendado pela Organização Mundial de Saúde. A melhor maneira de diferenciar todas as profissões – incluindo a Quiropraxia e Fisioterapia – é se concentrar em sua educação, que é o fundamento de seus princípios, conhecimentos, práticas e identidade profissional.

Em 1992, uma pesquisa da South Africa PTs informou que a maioria dos alunos da pós-graduação de 75 horas em formação em terapia manual tinham decidido utilizar apenas a mobilização, e que as razões mais frequentes para não utilizar manipulação foram a falta de habilidade, falta de confiança e razões relacionadas com o ensino da manipulação (Michaeli, 1992).

Como fortemente enfatizada pela Organização Mundial da Saúde (2005), fisioterapeutas só devem ser autorizadas a tratar pacientes com técnicas de quiropraxia como manipulações da coluna vertebral e das extremidades depois de completar um mínimo de 2.200 horas de aula e 1.000 horas de treinamento supervisionado clínicos em um programa de Quiropraxia reconhecido.

QUIROPRAXIA NA GRAVIDEZ

Quiropraxia tem sido comprovada para ajudar durante a gravidez
A quiropraxia durante a gravidez mantém uma gravidez mais saudável; reduz o tempo do trabalho de parto; alivia a dor nas costas, pescoço ou nas articulações e evita uma potencial cesariana.

Blibliografia

American Chiropractic Association Commentary on HCFA/Medicare/PART Clinical Documentation Guidelines J Amer Chiropr Assoc 2001 Jan;38(1):31-34

LEIA AQUI

Chapman-Smith, D. (2007). An identity battle in Latin America. The Chiropractic Report. Mar: 21(2).

LEIA AQUI

Michaeli A (1992) Spinal Manipulation by Physiotherapists in South Africa. Results of a Questionnaire, Physiotherapy 78(9):673-678.

LEIA AQUI

WHO guidelines on basic training and safety in Chiropractic. World Health Organization 2005: Geneva.

LEIA AQUI

 

Associação Brasileira de Quiropraxia

IR PARA WEBSITE

Chiropractic Association Of South Africa

IR PARA WEBSITE

World Federation of Chiropractic

IR PARA WEBSITE

World Health Organization

IR PARA WEBSITE