Dor de cabeça é um tópico interessante, pois existem vários tipos de dores de cabeça e muitas vezes não são tratadas adequadamente. Os dois tipos mais comuns de dores de cabeça serão discutidos – enxaquecas e dores de cabeça cervicogênicas.

curitiba-quiropraxia-botao-agendar

As enxaquecas clássicas são dores de cabeça latejantes e unilaterais precedidas por alterações nas visões. As enxaquecas comuns não são precedidas por uma aura. Embora as enxaquecas clássicas sejam mais graves – em ambos os casos, os pacientes geralmente sofrem de um ou de todos os sintomas, incluindo náusea, fotofobia, tontura e dor de cabeça intensa. Existem várias causas de enxaqueca, como vascular, neurológica, hormonal, química, ambiental e alimentar.

As dores de cabeça cervicogênicas geralmente começam no pescoço e se estendem para a área occipital (parte de trás da cabeça) e depois para o topo da cabeça. Às vezes, os pacientes também sofrem de movimentos restritos do pescoço. As causas das dores de cabeça cervicogênicas incluem dor referida a partir de pontos de gatilho muscular (ou fibras musculares híper-irritadas) na parte superior das costas e no pescoço e articulações das facetas vertebrais cervicais restritas e inflamadas – geralmente como resultado de má postura, assentos mal projetados, colchão e travesseiro mal projetados e movimentos incorretos de flexão e elevação.

De acordo com a pesquisa, enxaquecas podem responder a tratamento quiroprático, acupuntura, suplementação com 5-HTP; Ômega-3; Magnésio; Cálcio; Vitamina D e Riboflavina, bem como certos tipos de medicamentos. A pesquisa também menciona que o ajuste da articulação da coluna vertebral cervical é recomendado como a principal abordagem de tratamento para dores de cabeça cervicogênicas.

Vemos muitos pacientes com dor de cabeça em nossa clínica e o tratamento sempre envolve mobilização suave e ajustes das articulações espinhais cervicais restritas, mobilização de tecidos moles dos músculos em espasmos, terapia com gelo e pacientes para iniciar o tratamento em casa, incluindo terapia com gelo e calor, alongamentos e exercícios.

O tratamento em nossa clínica começa com maior frequência e, à medida que o progresso do paciente melhora, diminuímos a frequência das visitas.

Não levamos os pacientes a acreditar falsamente que necessitam de muitas sessões de tratamento para obter um resultado positivo. Se o progresso positivo não for alcançado em um espaço de tempo suficiente e curto, é necessária uma investigação mais aprofundada e possível encaminhamento externo. Utilizamos muitas técnicas científicas em nossa clínica – todas as quais podem ser vistas em nossos vídeos (ver no Youtube)

curitiba-quiropraxia-botao-agendar

Veja as perguntas
mais frequentes do consultório

Quanto tempo dura a primeira consulta?

Dura de 45 minutos a 1 hora. Dependendo do diagnóstico e do número de queixas apresentadas.

O que acontece na consulta inicial?

A consulta inicial inclui perguntas e histórico do paciente, um exame físico, análise de imagens (se necessário), recomendações e uma sessão de tratamento.

O que acontece nas próximas sessões?

As sessões incluem o tratamento, incluindo todas as técnicas necessárias, e uma análise do diário de progresso.

Quanto tempo duram as sessões de acompanhamento?

Até 30 minutos, dependendo do diagnóstico e das técnicas de tratamento necessárias.

Quantas sessões precisarei?

Isso depende inteiramente do diagnóstico e se um problema é agudo (menos de 3 meses) ou crônico (mais de 3 a 6 meses).
Com problemas agudos simples, como espasmo muscular ou torcicolo, 1 ou 2 sessões são geralmente suficientes para resolver o problema.
Já com problemas agudos mais complexos, como hérnia de disco, recomenda-se um mínimo de 6 sessões, pois 1 ou 2 sessões não resolverão uma hérnia de disco.
Com todos os problemas crônicos, recomenda-se um mínimo de 6 sessões. No entanto cada paciente é diferente – alguns podem ficar significativamente melhores com o tratamento,
outros podem exigir um pouco mais de tempo para obter o resultado desejado.
Em raras situações em que um paciente pode não ter melhorado, podem ser necessárias investigações adicionais, como imagens.

O quiropraxista apenas "estrala" as articulações durante as sessões de tratamento?

Não. Ele usa muitas técnicas diferentes, com base no diagnóstico.
Nem sempre é necessário “estralar” as articulações e um excesso de “estralos” nas articulações pode levar à disfunção da articulação.
As técnicas para o tratamento são: ajustes manuais ou por equipamento das articulações, terapia de descompressão, vibromassagem,
percussão neuromuscular, liberação miofascial e terapia por pontos de gatilho.

Vocês tratam hérnias de disco ou protusão discal?

Sim. Nesses casos é utilizada a máquina de descompressão da coluna por distração e flexão e um hidratador de disco portátil para tratar essas condições.
Essas técnicas são muito confortáveis e esticam suavemente os discos, diminuem a compressão nervosa e aumentam a circulação para os discos danificados promoverem o reparo.
É importante entender que cada caso é diferente e, em casos graves de hérnia de disco de grau 4, pode ser necessária cirurgia.
O objetivo da terapia de descompressão é evitar que o paciente tenha que fazer um tratamento mais invasivo, como a cirurgia da coluna vertebral.

Vocês tratam ciática?

Sim. Ciática é uma condição comum que vemos em nossa clínica.
A ciática pode ser causada por hérnia de disco ou protusão; inflamação ou restrição da articulação sacroilíaca; espasmo do músculo piriforme ou pontos-gatilho dos músculos glúteos.
O tratamento de hérnia de disco ou protusão é explicado na pergunta 5. A inflamação ou restrição da articulação sacroilíaca é tratada com ajuste e mobilização articular e o espasmo do músculo piriforme e os pontos-gatilho são tratados com liberação miofascial.

A medicação é o único tratamento para dores de cabeça?

Não. Um tipo comum de dor de cabeça que tratamos em nossa clínica é a dor de cabeça cervicogênica.
Esse tipo de dor de cabeça é causado por espasmos dos músculos da parte superior das costas e pescoço,
além de restrições nas articulações da faceta cervical. Tratar esse tipo de dor de cabeça apenas com medicamentos
pode não obter o resultado necessário. Tratamos esse tipo de dor de cabeça com liberação miofascial, ajustes nas articulações,
percussão neuromuscular e terapia de descompressão cervical. Por favor, consulte nossa página do Instagram para obter mais informações sobre dores de cabeça nos ponto de gatilho.

Também terei de fazer exercícios em casa para o meu problema?

Sim. Recomenda-se a todo paciente que faça exercícios em casa.
Os exercícios em casa dependem do diagnóstico e incluem exercícios de descompressão, alongamentos, exercícios isométricos e terapia com gelo / calor.
Os pacientes também precisam escrever um diário de progresso.

Devo consultar meu médico antes de consultar um quiropraxista?

Não. Os quiropraxistas adequadamente qualificados são classificados como prestadores de cuidados primários de saúde e possuem um conhecimento sólido das condições de diagnóstico.
No entanto, em casos de trauma, é recomendável visitar o hospital antes de nos visitar.

A Quiropraxia é um curso técnico curto?

Não. A quiropraxia é um curso de 6 anos de duração que é equivalente a um diploma de médico.
Os estudantes de Quiropraxia também fazem 2 anos de estágio e serviço comunitário e também são obrigados a concluir uma tese de mestrado.
Recomenda-se consultar o site da ABQ (Associação Brasileira de Quiropraxia) ao considerar a quiropraxia, também importante lembrar que a quiropraxia não é adequadamente regulamentado no Brasil.

  • review rating 5  Clinica nota 10 ! ótimo atendimento. Resolvi meus problemas com dor na coluna e braço. Obrigadoooo

    thumb Kazimierz Dlugosz

    review rating 5  Só posso declarar que em poucas sessões já tive uma melhora significa em minhas dores e no bem estar. No meu caso tive que associar também a outras demandas, por questões específicas afinal cada caso um caso, mas melhoro muito após cada sessão. Depois de quase um mês, e tão logo após começar a frequentar a clínica do Dr. Jean acordei quase sem dor e incomodo. Sigo as dicas e me fazem muito bem! Super recomendável. Parabéns ao Jean

    thumb Victor Caglioni
  • review rating 5  Maravilhosa. Dr. Me salvou de uma cervicalgia que ja durava 1 ano...

    thumb Glaucia Megi

    review rating 5  Excelente profissional, que inclusive já indiquei para mais duas pessoas. Realmente entende o que faz e se dedica para o bem-estar do paciente.

    thumb André Bürer
  • review rating 5  Dr Jean já me “salvou” algumas vezes. Fui atendido com dores no ciatico, torcicolo e dorso. Muito profissional! Recomendo

    thumb Filipe Sanroman

    review rating 5  Atendimento muito bom tanto na recepção quanto com o doutor, os resultados tem aparecido rápido e a dor que sentia na lombar e na cervical praticamente desapareceram em algumas consultas, recomendo muito!!!

    thumb Alessandro Neiverth
  • review rating 5  Excelente profissional, resolveu minha dor na lombar com uma única sessão. Recomendo!!

    thumb Leonardo Zacharias

    review rating 5  Excelente atendimento. O tratamento foi muito efetivo para a melhora das minhas dores na lombar.

    thumb Romulo3254 .